Vagas Remanescentes


 
O processo seletivo do Fies sempre foi realizado de duas maneiras. No início do Fies Seleção o aluno é classificado pela nota obtida no ENEM. É aprovado em lista única e lista de espera. Em um segundo momento, ainda dentro do semestre ocorrem o processo chamado Vagas Remanescentes, que são as vagas que sobraram para aquele período. Nesta fase a classificação é pela busca desta vaga no sistema, bastando ter a nota mínima do Enem para poder participar de todo processo.
As duas formas são importantes e necessárias para o sucesso e manutenção do programa. A primeira visa o mérito, abrange a maioria das vagas e estimula e fomenta o ENEM.  Já as vagas remanescentes, permitem ao universitário, que já não estuda as matérias do ensino médio, a possibilidade de poder concorrer com alguma chance. As remanescentes são importantes, então, por possibilitar aos veteranos que são o alicerce de um curso em funcionamento, a esperança desta possibilidade.

Uma equalização na oferta de vagas entre matriculados e não matriculados pode trazer vitalidade a este importante programa.



O FIES é apenas um subsídio.  O FIES é a forma mais barata de se investir no ensino superior.